Marketing Digital

5 Estratégias de Marketing Digital para tempos de crise

Felipe Martins
Escrito por Felipe Martins
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Nesses tempos de crise, devido ao Coronavírus, ter Estratégias de Marketing é essencial para que a sua empresa sobreviva. E os meios digitais são extremamente eficientes para isso, pois não adianta pensar que, se ficarmos com os braços cruzados, as coisas simplesmente irão melhorar.

Por isso, neste artigo, mostrarei algumas das várias Estratégias de Marketing que ensino em minha Mentoria Vip, para que você possa colocar em prática hoje mesmo.

Nossas atitudes, no decorrer dessa pandemia, definirão a forma como sairemos dela. Vamos lá?

Estratégias de Marketing

Estratégias de Marketing

Atualize sua persona e discurso

Os momentos de crise afetam não só a forma como você trabalha, mas também as pessoas, de forma individual, e a maneira de consumo da sociedade.

Com isso, se as pessoas estão receosas com a questão financeira, a compra deixa de ser por mero desejo e passa a ser por necessidade, ou seja, racionalizada.

Entender que as prioridades mudam é o primeiro passo para fazer um planejamento estratégico adequado.

Então, atualize sua persona e discurso para que você possa atingir as reais necessidades dos seus clientes, de forma racional. Crie oportunidades para que as pessoas vejam o quanto é vantajoso comprar seu produto ou serviço.

Comunidades e grupos exclusivos

O sentimento de união, em um ambiente onde todos compartilham os mesmos desejos, é algo extremamente valioso para uma Estratégias de Marketing, principalmente durante esse período de isolamento social.

Quando você tem a oportunidade de compartilhar experiências, receber ajuda de outros indivíduos e criar conexões, seu grupo ou comunidade se torna extremamente importante para os membros.

Através dessas comunidades, você valoriza sua marca ou sua imagem como profissional. No momento em que você anuncia algo, a tomada de decisão durante a compra se torna algo natural.

Ex: Se você é dono(a) de um PetShop, teoricamente todos os seus clientes possuem cachorros. Logo, crie um grupo no Facebook, Whatsapp ou Canal no Telegram, para compartilhar dicas de cuidados diários com os pets.

Não espere para criar uma comunidade exclusiva para seus clientes. Aqui estão alguns benefícios que essa estratégia pode proporcionar:

  • Compartilhamento de experiências
  • Construção de networking
  • Novas oportunidades de negócios
  • Validação social entre os membros
  • Mais autoridade e reconhecimento
  • Estímulo para a decisão de compra

Conteúdo exclusivo para download

Um dos principais desafios do Marketing Digital é transformar seguidores (audiência) em clientes. Isso se deve ao fato de que, na maioria das vezes, as pessoas não aplicam o princípio do funil de vendas em suas atividades na Internet.

Uma das estratégias mais poderosas e eficientes do Marketing Digital é justamente a captação de leads qualificados, através de materiais ricos para download.

“Mas, Felipe, eu não posso simplesmente anunciar para meus seguidores nas redes sociais, ao invés de ficar pedindo o email delas?”

Poder você até pode, mas não é o certo a se fazer. Trata-se de um erro primário. Vou explicar o porquê…

Digamos que você perca o acesso ao Instagram ou que, por algum motivo, sua conta seja banida. Como você irá se comunicar com sua audiência?

Quero que você grave uma coisa na mente: sua conta no Instagram (ou em qualquer outra rede social) não é sua. De fato, seu maior patrimônio é a audiência que você possui, mas o Marketing Digital não se resume às redes sociais.

Se você quiser que esse patrimônio realmente esteja à salvo, você deve guiar as pessoas para fora das redes, através de pequenas recompensas para download.

Outro bom motivo para que você use essa técnica é a FILTRAGEM de seguidores. Quando você chama as pessoas para uma ação, verá que uma pequena parte delas realmente irá fazer o que você propôs. São justamente essas as pessoas mais valiosas que te seguem.

Na minha Mentoria Vip, ensino o passo a passo para você aplicar essa técnica com a máxima eficiência.

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Multiplique sua presença online

Um dos maiores erros de quem investe em Marketing Digital é acreditar que só precisa estar em uma rede social. Para ser mais específico, só do Instagram.

Quando você descarta as demais possibilidades de divulgação, deixa de ganhar, em alcance, uma bela fatia da audiência. Não posto com muita frequência no meu canal do YouTube, por exemplo.

Entretanto, ele bateu 500.000 visualizações há pouco tempo, sem a necessidade de muito esforço.

Por isso, invista na sua presença online e apareça em TODAS as redes sociais. Você não precisa ter a mesma frequência em todas, mas é necessário ter todas como possíveis fontes de audiência.

Outro aspecto da presença online é a empatia gerada por vídeos gravados ou lives. Quando você interage de forma mais pessoal nas redes, sem muita propaganda envolvida, as pessoas tendem a desenvolver uma maior empatia pelo seu trabalho.

“Mas, Felipe, eu morro de vergonha de gravar vídeos… fazer live, então, impossível”.

Esse tipo de comentário, como o mencionado, é algo que ouço dezenas de vezes todas as semanas. O que eu sempre digo é: a timidez não desaparece, ela é vencida.

Tenho um cliente que dizia que jamais faria uma “live”, até que um dia ele entrou ao vivo, sem querer. Como os seguidores começaram a assistir e interagir, ele não pode desligar. Qual o resultado? Ele sustentou uma transmissão ao vivo por 58 minutos, com diversas interações e depoimentos. Essa experiência mudou totalmente a forma como ele enxergava o Marketing Digital.

A única maneira de gravar bons vídeos é treinando. Você verá que, para alcançar um bom resultado, precisará gravar dezenas de vezes. No entanto, tenha a certeza de que será sempre gratificante.

Faça um perfil no Google Meu Negócio

Um dos principais aliados das pequenas e médias empresas é o Google Meu Negócio. Trata-se de uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Google, para divulgação de um perfil que aparece nos resultados de busca.

Disputar as primeiras posições no Google, de forma orgânica, é um “pote de mel” que muitos estão atrás, mas nem todos sabem como fazer isso acontecer.

Assim, vale a pena ressaltar a importância do GMN como estratégia para tempos de crise. Quando você otimiza seu perfil, usando as palavras-chave corretas, a visibilidade dele aumenta.

Aqui estão alguns benefícios dessa ferramenta, como estratégia:

  • Custo zero
  • Visibilidade fora das redes sociais
  • Possibilidade de validação social por meio de avaliações

Em outro artigo, eu mostrei com o você pode turbinar seu perfil do Google Meu Negócio e colocá-lo no topo das pesquisas. Para ler, basta clicar aqui.

Conclusão

Se você chegou até aqui, saiba que pode contar comigo para esclarecer qualquer dúvida que tiver. Basta me chamar pelo botão de chat, no canto inferior direito da página, que responderei o mais breve possível.

Sinta-se livre para comentar o que achou desse artigo ou compartilhar alguma estratégia que já esteja usando no seu negócio. Também convido você a conhecer minha Mentoria Vip, que é um programa de planejamento estratégico para pequenas e médias empresas. No mais, obrigado e até a próxima.

Me diga,

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