fbpx

Sites e Blogs

8 dicas para colocar seu Google Meu Negócio no topo

Felipe Martins
Escrito por Felipe Martins
Junte-se a mais de 22.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A quantidade de pessoas que possuem acesso à internet e ao Google só aumentam a cada ano, resultando em uma busca maior por informações online. Por isso, o Google Meu Negócio se tornou uma ferramenta bastante importante para pequenos negócios que procuram crescimento.

Este artigo tem o objetivo de lhe mostrar a razão pela qual você deve usar o Google Meu Negócio e, também, apresentar algumas dicas sobre ele.

O que é o Google Meu Negócio?

Antes de investir no Google Meu Negócio, é importante saber o que é e como funciona a ferramenta. O Google Meu Negócio é gratuito e permite que empresas gerenciem sua presença online no Google, tanto na pesquisa quanto no Google Maps. 

Com o Google Meu Negócio, você garante que o consumidor receba todas as informações necessárias para visitar, comprar, ou contatar sua organização. Você pode usá-lo para turbinar o seu negócio no meio online através dos benefícios que ele oferece. 

O aplicativo do Google Meu Negócio também está disponível para dispositivos móveis no Android e iOS de forma totalmente gratuita.

Como colocar o Google Meu Negócio no topo

Por que o Google Meu Negócio é importante?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta crucial. Ele te ajuda a interagir e fornecer informações sobre a sua empresa para os seus clientes. Com ele, você poderá aumentar a relevância do seu negócio e, consequentemente, sua receita.

Por que usá-lo?

O fato de ele ser gratuito o torna um recurso essencial para qualquer negócio. Não importa se é uma organização recém formada ou uma franquia consagrada, criar um perfil no Google Meu Negócio não vai te custar nada. 

Diferentemente de outras plataformas, ele não possui versão com benefícios extras, o que significa que você e seu competidor têm oportunidades iguais.

Outro aspecto importante do Google Meu Negócio, é que o usuário que está próximo da sua organização a encontrará facilmente com uma simples pesquisa no Google. 

Ao usá-lo como parte de sua estratégia de marketing, você aumentará bastante a quantidade de clientes do seu negócio. Para isso, é preciso que você mantenha o seu perfil sempre atualizado com endereço e telefone corretos. 

O Google Meu Negócio também vai ajudar a elevar sua posição nos resultados das buscas no Google. Isso o torna útil para aqueles que desejam pegar um bom ranking pela estratégia SEO, fazendo com que você tenha chances maiores de ser notado por usuários nos buscadores.

Google Meu Negócio

Dicas sobre como utilizar o Google Meu Negócio

Agora que você já entendeu o que é o Google Meu Negócio, confira abaixo algumas dicas para fazer a sua organização crescer.

Atualize sempre o seu perfil

Se você busca melhorar seu posicionamento nos resultados da pesquisa, então você precisa sempre manter o seu perfil organizado e intuitivo. No mínimo você deve adicionar endereço, número de telefone, período de funcionamento e categoria do negócio. 

É preciso manter isso em mente, pois o Google favorece perfis que possuem mais informações. Quanto mais informações sobre o seu negócio forem adicionadas, mais o Google vai dar destaque para ele.

Coloque imagens no perfil

De acordo com o Google, negócios que possuem imagens recebem 35% mais visitas em seu website do que os que não possuem. Se você deseja receber mais clientes do que o seu concorrente, então adicione fotos.

Quando um cliente pode ver através do seu site fotos do seu estabelecimento ele se sente mais confiante em visitá-lo. Não importa sobre o que seja o seu negócio, é bom sempre ter fotos para deixar os clientes mais seguros em relação à ele.

Não ignore as críticas

Os comentários na sua página podem ser um fator decisivo para o envolvimento ou não de um comprador com sua marca. Basta verificar algumas das estatísticas sobre as avaliações dos consumidores:

  • 85% dos consumidores confiam nas avaliações on-line e nas recomendações pessoais
  • Avaliações positivas fazem com que 73% dos consumidores confiem mais em uma empresa local
  • 68% dos consumidores deixam uma avaliação quando solicitados
  • 30% dos consumidores dizem que julgaram uma empresa com base em suas respostas a críticas

Ao tomar uma decisão de compra, as pessoas buscam opiniões de outras pessoas. Queremos aprender com as experiências daqueles que utilizaram tais serviços antes de nós.

Procure sempre responder às suas críticas. As críticas positivas dão uma boa impressão da sua empresa e devem ser fáceis de responder. Mas as críticas negativas podem ser ainda mais importantes. Muitas empresas as ignoram, esperando que passem despercebidas.

Você precisa responder a críticas negativas. As pessoas que as fazem merecem seu retorno, e as pessoas que ainda não usaram seus serviços as leem.

Use postagens para promover eventos e ofertas 

Você pode exibir seu conteúdo na pesquisa do Google e no Google Maps no painel de conhecimento da sua empresa.

É possível exibir:

  • Artigos do blog
  • Notícias da empresa
  • Downloads de e-books
  • Próximos eventos
  • Ofertas especiais
  • Promoção de produtos

Você pode postar o que deseja que os compradores saibam sobre você, seus produtos e seus serviços.

Poste vídeos

Não há melhor maneira de atrair, envolver e se comunicar com seus compradores do que por meio de vídeos. Se a sua organização ainda não tira proveito de vídeos, comece agora a colocá-los na sua página do Google Meu Negócio.

Com o Google Meu Negócio, você pode promover vídeos por meio da opção “upload” que te permite enviar fotos ou vídeos. Enquanto você navega pelas fotos de uma empresa, os vídeos são reproduzidos automaticamente para chamar sua atenção. A duração máxima dos vídeos é de 30 segundos.

Você também pode fazer upload de um vídeo como uma postagem. Postar vídeos leva apenas alguns minutos e pode ser o fator determinante para a escolha do comprador em detrimento do concorrente.

Adicione shortnames

Em junho do ano passado, o Google adicionou um recurso chamado “shortnames” que permite que suas postagens sejam encontradas na pesquisa do Google e no Google Maps.

Os shortnames permitem que os clientes “sigam” sua empresa por meio da sua página do Google Meu Negócio. Depois que alguém encontra e segue sua empresa, na guia “Para você” no Google Maps, as postagens e informações sobre a empresa começam a aparecer.

Esse novo recurso aumenta o potencial de “envolvimento local”, o que também aumenta a probabilidade de transações. Os shortnames podem ser encontrados na guia de informações entre o número do telefone e o link do site.

Estimule boas avaliações que possuam palavras-chave

Quase metade dos consumidores declara precisar de pelo menos uma avaliação de 4 estrelas antes de optar por um serviço. Eles veem empresas com menos de 4 estrelas como empresas de baixa qualidade e que sofrem as consequências vendendo menos e com alto custo para os clientes.

Entretanto, uma classificação média de 5 estrelas pode não ser melhor que uma classificação de 4,5 estrelas. Algumas pessoas suspeitam que as críticas são falsas quando veem muitas críticas com 5 estrelas.

É melhor que você obtenha uma classificação média de até 5 estrelas, possuindo classificações de 4 (ou até mesmo 3) estrelas para que seus clientes vejam que suas opiniões são legítimas e pode confiar na autenticidade da classificação de 5 estrelas.

Também lembre-se de incentivar os clientes a usar palavras-chave em suas análises. Essas palavras-chave podem ser o nome do seu tipo de empresa ou produtos. Isso fará com que possíveis novos clientes encontrem e se interessem pelo seu negócio.

Use backlinks ligados ao seu perfil

Se sua empresa ou organização possui um site, então tire proveito dele para promover seu perfil no Google Meu Negócio. Você pode fazer isso através de backlinks que levem o usuário do seu site direto para o perfil do Google Meu Negócio. Isso ajudará ainda mais a crescer o seu perfil.

Saiba mais sobre backlinks neste artigo.

Essas foram as 8 principais dicas do Google Meu Negócio para pequenas empresas.

Agora você possui acesso à uma das ferramentas mais poderosas que uma empresa local pode utilizar para conseguir novos compradores e ficar à frente dos concorrentes.

Me diga,

o que você achou deste conteúdo? Deixe o seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “8 dicas para colocar seu Google Meu Negócio no topo”

WhatsApp: 9 dicas para vender mais pelo aplicativo - Sucesso na Rede

[…] Sites e Blogs […]