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Copywriting: A arte da persuasão através da escrita

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Copywriting: A arte da persuasão através da escrita

@felipe.marketing
Escrito por @felipe.marketing
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Afinal de contas, o que é copywriting?

Copywriting é mais do que falar sobre os seus produtos, ou dos produtos de alguém, é passar valores, é vender uma ideia, ou melhor, é fazer com que os consumidores queiram comprar essa ideia.

Esse ato é a arte de produzir textos com objetivos específicos, como guiar a sua audiência na tomada de uma decisão.

Mais do que a função de vender o copywriting é responsável por convencer, persuadir os clientes a adquirirem o seu produto ou executar qualquer ação que o copywriter deseja que esses consumidores executem além do mais ele é responsável por levar informação que agregue para o seu público alvo.

O que é fundamental para ser um bom copywriting?

As estratégias de copywriting geralmente são feitas por escritores talentosos. Não que um profissional que faz copy precise ser um escritor consagrado, mas é fundamental que este domine a escrita e a persuasão.

A escrita porque ele produzirá textos, e-books, posts, sites, discursos, dentre outros. Já a persuasão faz parte do poder que ele deve possuir para vender aquilo que os consumidores necessitam ou pensam que necessitam que visitem sites, baixem e-books, assistam a aulas ou até mesmo fechem uma assinatura mensal.

Não importa qual ação alguém quer que um usuário de determinado site ou rede social execute, para que ele seja persuadido um copywriter estará por trás disso.

Além de escrever bem um bom copywriter necessita ler livros relacionados a áreas como empreendedorismo, mídias sociais, comportamento humano e comportamento nas redes sociais, ler de tudo um pouco, principalmente obras consagradas da área, saber e gostar de pesquisar, investigar aquilo que o seu cliente gosta e aquilo que ele deseja transmitir, ir fundo nessas áreas, afinal isso faz parte do trabalho de transformar palavras em dinheiro.

Quais estratégias podem ser usadas?

· Use gatilhos mentais para levar a audiência a executar uma ação.

· Busque fórmulas comprovadas: utilize fórmulas de copywriting que outros utilizaram mesmo décadas atrás. Não há problema repetir algo que já deu certo, não é necessário inventar a roda, basta copiar um modelo e adaptar ao seu objetivo. Uma técnica que pode ser usada é a dos 4Ps (Problema, Promessa, Prova e Proposta).

· Use palavras poderosas, aquelas que façam as pessoas sentirem emoções, palavras que usamos no dia a dia e que levam as pessoas a se sentirem motivadas e que as levem para a ação.

· Seja direto. É bem comum ler por que conteúdo longo converte, mas é necessário dizer mais com menos. Com o aumento espantoso de informações que estão disponíveis os leitores selecionam o que irão ler. Ir direto ao ponto é essencial. Escreva pensando que o leitor irá consumir o seu conteúdo entre dois dedos de café e um afazer no escritório.

Quem pode ser copywriter?

O copywriter é o profissional responsável por escrever a copy, ou seja, o texto que irá ditar as ações que ele deseja que a audiência execute.

Mas quem pode ser copwritwer? Qualquer pessoa?

Bom, não diria isso, mas que seria interessante que empreendedores, vendedores e profissionais da área de marketing e mídias sociais, de um modo geral, fossem bons nessa arte de escrita e persuasão.

Pois estes, de algum modo, estão ligados às vendas de empresas e de pessoas que vendem o seu conhecimento em diversas áreas.

Além desses profissionais que poderiam aprender bastante sobre copywriting, existem aqueles que podem se tornar excelentes profissionais nesse ramo simplesmente por ser apaixonado por escrita, leitura e pesquisas, e isso é algo em que acredito que se pode monetizar uma paixão como essa, um talento, um dom ou habilidade e faturar, que podemos pegar algo simples como um hobby e fazer daquilo um trabalho.

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