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SEO: Dicas para escrever e aparecer no Google

Felipe Martins
Escrito por Felipe Martins
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Os textos se fazem muito importantes para alavancar o número de visitas que seu site recebe.  Quando você escreve para ter um bom SEO, focando em criar um conteúdo de qualidade, você ganha autoridade no Google ao se tornar a melhor resposta para a dúvida do usuário, gerando força para a sua marca.

Mas para escrever um bom texto, é preciso pensar no seu leitor, acima de tudo. 

Mas, afinal, o que é SEO e qual a importância do texto para ele?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization que, traduzindo, nada mais é do que a Otimização do Mecanismo de Pesquisa.

Isso quer dizer que textos focados no assunto são baseados em estratégias para otimizar a relevância de um site. Eles se aplicam à blogs, e-commerce, site institucional, landing page, entre outros.

Quando se escreve um texto para SEO, várias técnicas são úteis para atrair usuários. E, a partir de tais técnicas, o Google avalia a qualidade e relevância de seu texto, podendo levá-lo ao topo dos resultados da busca do leitor. Assim, mais pessoas conhecerão sua marca por meio das pesquisas no Google.

Os textos para SEO são importantes para incrementar na sua estratégia de marketing digital.
Texto para SEO

Os textos para SEO são importantes para incrementar sua estratégia de marketing digital, pois podem atrair visitas ao seu site, gerar tráfego orgânico e convencer o usuário a se tornar um cliente da sua marca. A maioria do tráfego online é guiada pelos mecanismos de busca. Por isso, é importante focar no conteúdo e em como fazer para que ele atinja o público.

De acordo com Britney Muller, especialista no assunto, os resultados de pesquisa orgânica parecem mais confiáveis para os pesquisadores experientes e recebem muito mais cliques do que anúncios pagos. Vamos às dicas!

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Dicas para escrever um bom texto para SEO

Siga as dicas abaixo para conseguir um bom posicionamento nos resultados das pesquisas no Google.

1ª Dica: Use as palavras-chave

O termo Keyword, que significa palavra-chave, designa o que foi inserido na pesquisa do Google pelo usuário ao fazer a busca, podendo ser uma palavra ou até mesmo uma frase. 

Por exemplo: se o seu texto tem uma temática sobre games, a keyword pode “melhores games dos últimos tempos”. Os usuários utilizam perguntas casuais em suas pesquisas no Google. Então, é preciso encontrar palavras-chave sobre o assunto que você está escrevendo.

É possível usar ferramentas que mapeiam as keywords mais procuradas no Google, o que possibilita uma noção sobre as palavras mais rentáveis para usar em seu artigo. Dentre essas ferramentas, podemos destacar o Keyword Planner e o Ubersuggest, ambas gratuitas. Outra forma de encontrar palavras-chave é observando o “em alta” do Google, para tomar conhecimento sobre os temas mais pesquisados recentemente.

2ª Dica: Foque no usuário

Também é importante levar em conta o que o usuário deseja saber. Um bom texto SEO prioriza as questões postas pelos usuário em sua pesquisa. Não basta apenas querer falar sobre o assunto. Resumindo: sempre foque naquilo que seu leitor está procurando.

3ª Dica: Escreva pensando no leitor

Você precisa se lembrar, no momento em que estiver escrevendo o artigo, que existem outras pessoas lendo. Por isso, é importante fazer uso de expressões que prendam o leitor, principalmente nas primeiras linhas, pois elas definem se ele vai ler o seu artigo por completo ou não.

Uma estratégia a ser considerada é começar o seu texto abordando a dúvida do usuário e, logo em seguida, mostrá-lo que, ao longo da leitura, ela será sanada.

4ª Dica: Faça tópicos

Os tópicos de seu texto devem ser feitos pensando no leitor e na palavra-chave escolhida. Você precisa entender as keywords para que seus tópicos possuam respostas aos problemas que seu leitor procura resolver. Assim, se seu leitor busca decorações para sua casa, procure oferecer um guia completo e de fácil absorção.

Para facilitar o entendimento, também deve-se levar em conta as estruturações h2 e h3 no texto.

Elas são subtítulos utilizados para organizar as estruturas dentro do texto. O h2 é um subtítulo que define um bloco de conteúdo, e o h3 é um sub-subtítulo dentro do bloco definido pelo h2. Usá-los pode ajudar ao Google na compreensão da relevância de cada parte de seu texto.

5ª Dica: Use links

Utilizar links consistentes em seu texto pode ser a melhor maneira de aumentar a autoridade do seu site. Não é recomendado elaborar textos sem links externos para outros sites, que são referência no assunto abordado. Também é válido usar links para outras páginas dentro do seu site.

6ª Dica: Meta title e meta description

O meta title é o título que aparece na pesquisa do Google, por isso é imprescindível inserir a keyword no mesmo. O meta description resume o assunto do artigo. Ambos são importantes para puxar a atenção do usuário, instigando-o a entrar em seu site, e ressaltar a credibilidade do seu conteúdo.

7ª Dica: Considere o texto como a resposta para uma dúvida

Já foi mencionado anteriormente, mas não custa nada ressaltar, que o seu texto deve ser focado em resolver o problema de alguém. Compreendendo a palavra-chave do seu texto, você deve estabelecer a resposta para a pergunta do usuário, e quanto maior e mais completa ela for, melhor o seu site ficará posicionado na pesquisa do Google.

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