fbpx

Marketing Digital

Tudo que você precisa saber sobre Backlinks

Felipe Martins
Escrito por Felipe Martins
Junte-se a mais de 22.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Os links são muitos utilizados no meio SEO, já que a linkagem das páginas do blog é fundamental para o melhoramento do ranking nos sites de busca, tais como o Google e, naturalmente, trazer maior fluxo de visitantes para o seu site.

Se você procura aprimorar suas estratégias de SEO, confira abaixo o que são backlinks e qual é a importância deles!

O que é Backlink?

Backlinks são links, que podem ser inseridos em um determinado texto, que levam o leitor ao site ou blog que tenha algo relacionado com o que ele está lendo. Eles são usados para incrementar o conhecimento do usuário, criar um bom tráfego e autoridade para o blog .

A linkagem feita pelo backlink pode ser feita internamente, levando o leitor a outras páginas dentro do seu blog, e também pode ser feita de maneira externa, levando o leitor de um blog ou site a outro.

Utilizar o link externo externo pode ser interessante quando você ainda não possui o conteúdo certo para linkar no seu próprio blog, e também pode melhorar o ranking das páginas ao indicar sites com autoridade no assunto.

Todos os links em outros sites que direcionam o leitor para o seu conteúdo são chamados de backlinks, e quanto mais backlinks estiverem direcionados para o seu site, maior se tornará a importância e a popularidade dele.

Tudo o que você precisa saber sobre backlinks

Tipos de Backlink

Há vários tipos diferentes de backlinks e você precisa entender cada um deles para montar uma boa estratégia. Confira os 7 mais importantes:

Link Juice

Esse é o tipo de link que traz o leitor de outras páginas e o leva até o seu blog, aumentando o ranking no mecanismo de busca. Ele é mais usado para aprimorar a autoridade de domínio.

Nofollow Link

São links que podem acabar aparecendo nos posts via comentários por exemplo. O link possui a tag “nofollow” indicando que a ligação não ocorre totalmente. Podem ser usados quando o backlink seja para um site de pouca confiabilidade por exemplo.

Dofollow Link

O “dofollow” permite que os backlinks funcionem corretamente, criando uma linkagem válida (contrário do nofollow).

Root Domain Link

Indica a quantidade de backlinks que o seu site recebe a partir de um domínio único. Isso quer dizer que, mesmo que um site utilize vários links para o seu, será contabilizado apenas um.

Low Quality Link

Como o próprio nome diz, são links de baixa qualidade para o seu site. Normalmente, eles são gerados em diretórios de sites, sites pornô, sites de spam e quando os backlinks são comprados. Por serem originados desta maneira, possuem baixa relevância e podem arruinar o seu progresso de melhora no ranking do site.

Internal Link

Os links internos levam de uma página a outro dentro do mesmo site. Eles permitem que você interligue artigos do seu site, o que pode manter o leitor por um maior período de tempo dentro do site.

Anchor Text

O trecho usado para criar um hiperlink é chamado de anchor text ou texto âncora. É um tipo de backlink importante quando você procura ganhar autoridade em certas palavras-chave.

Junte-se a mais de 22.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

A importância do Backlink para a estratégia SEO

Os backlinks se tornam muito importantes uma vez que, para subir no ranking de vários buscadores, como é o caso do Google, uma das características a ser analisada é a quantidade de backlinks que levam até o seu site, o que indica que ele possui popularidade e relevância e acaba o levando às primeiras respostas do Google ao usuário.

Formas de conseguir Backlinks

Sabendo o que são os backlinks e para quê servem, agora você precisa saber como conseguí-los para o seu site ou blog. Confira a seguir algumas dicas:

Não compre backlinks!

Se você compra ou já pensou em comprar backlinks para seu site, abandone essa ideia. Quando você obtém backlinks dessa forma, seu site fica sujeito a receber penalidades futuramente. É mais vantajoso trabalhar duro para obtê-los naturalmente através.

Faça bons artigos

Escrever bons artigos é a principal maneira de obter backlinks naturalmente para seu site. Você pode fazer tutoriais, dar dicas, fornecer cursos, entre outras coisas, a fim de conseguir backlinks de qualidade de outros sites importantes. 

É preciso lembrar que o seu conteúdo deve ser realmente relevante e que agregue conhecimento para o leitor. Crie internal links para melhorar o tráfego no seu site, e também crie external links para ganhar reconhecimento de outros sites e uma possível linkagem de volta.

Comente em outros sites

Esta é uma ótima e fácil forma de conseguir backlinks de outros sites. Comente em blogs e fóruns, e, mesmo que eles sejam nofollow, você ganhará relevância e poderá ganhar um backlink de volta por abordar bem determinados assuntos.

Crie parcerias

Ofereça posts com relevância para outros sites que possuem autoridade naquilo que você aborda. Você pode chamar a atenção deles e acabar ganhando backlinks para o seu site. Também vale permitir que outros sites escrevam para o seu e também linkar de volta para eles.

Ganhar um melhor ranking nos buscadores pode se tornar uma tarefa difícil quando você não possui as informações necessárias. Mas apesar disso, esperamos que você faça bom uso das dicas acima sobre os backlinks para alcançar boas posições nos rankings, proporcionando um crescimento cada vez maior para o seu site.

Leia também: Dicas para escrever e aparecer no Google

Me diga,

o que você achou deste conteúdo? Deixe o seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *