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Assinatura: Uma tendência que está dominando o mercado digital

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Assinatura: Uma tendência que está dominando o mercado digital

@felipe.marketing
Escrito por @felipe.marketing
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“É baratinho, deixa rolar…”

Entenda o motivo pelo qual serviços por assinatura é a nova febre do empreendedorismo.

Você já deve ter notado que o modelo de serviços por assinatura vem crescendo espantosamente, não é mesmo?  O joguinho de Palavras-cruzadas do The New York Times, por exemplo, custa $6,95 por mês e possui 3,4 milhões de usuários.

Nesse momento, você deve ter pensado… Caramba, quanto dinheiro! E é sobre esse modelo de contrato, que conquista milhares de usuários ao redor do mundo, que falaremos agora.

Por que o modelo de assinatura tem tantos adeptos?

  • Comodidade

A ideia de comodidade que um modelo como o modelo de assinatura transmite é quase que surreal. Com todos os avanços tecnológicos e a facilidade na entrega daquilo que qualquer empresa que faça a adesão desse modelo de negócio ajuda e muito a aumentar o número de usuários. O fato de não precisar sair do conforto para fazer a aquisição de produtos, assistir um bom filme ou apreciar um bom espumante atrai, até mesmo as mais sociáveis das pessoas de vez em quando só querem estar em casa relaxando e apreciando aquilo que chega através dos serviços dos correios e das transportadoras.

  •  Fácil adesão

Como mencionado no tópico anterior a comodidade e a ausência de burocracia ajuda e muito na adesão e causa nos usuários uma satisfação, sim isso mesmo. Vivemos em um país onde tudo é demorado em se tratando de contratos. Para aderir a uma plataforma que ofereça filmes, a um clube do vinho ou até mesmo clube de livros você só precisa se cadastrar ler os termos e condições, optar pela forma de pagamento e efetuá-lo e pronto.

  • Diferente do comum

Melhor do que ir até um local alugar filmes ou ter que comprar para depois assistir é ficar em casa e escolher através controle remoto, certo? É isso que o modelo de assinatura faz. Milhares de filmes a um só clique e tudo isso por um preço que cabe no seu bolso. De certa forma há uma ideia de poder por trás disso tudo. Não há necessidade de uma entrada ou pagar tudo de uma vez, a maioria dos produtos e serviços oferecidos estão disponíveis por um preço razoável e não rara às vezes se tem acesso a todo o conteúdo já no primeiro mês de assinatura ou no período de trial.

O que mais seduz nesse modelo?

  •  Liberdade

A ideia de que somos livres para cancelar quando quisermos nos atrai. Serviços como Netflix, Amazon Prime e outros não param de crescer pelo simples fato de oferecer liberdade aos seus clientes. Não existe necessidade de prender os usuários dos serviços para que a empresa tenha um bom retorno e o mesmo acontece com empreendedores do mundo digital. São milhares de cursos espalhados pelas redes sociais e que cada vez mais passam a ser aceitos. Recomendo esse modelo de vendas às pessoas que querem iniciar de forma mais duradoura. Claro, sempre é necessário analisar se o seu serviço ou produto é viável para o modelo de assinatura. Cada caso é particular.

A ideia de pagamento recorrente e as facilidades que isso trás atrai e muito o público alvo. Assinar com o cartão de crédito na modalidade de pagamentos automáticos pelo débito em conta gera uma despreocupação do usuário, e a ideia de cancelamento da assinatura muitas vezes vem acompanhada de certa letargia. Sejamos francos, a preguiça nos vence incontáveis vezes até cancelarmos aquela assinatura do produto que não temos mais interesse, certo? Outra forma de pagamento que contribui para que esse modelo de negócio avance mais são os boletos. Caso queira continuar fazendo aquele curso que está te ajudando tanto é só fazer o pagamento e pronto. Do contrário é só deixar de pagar.

  • Instantaneidade

A big idea de acesso instantâneo a milhares de produtos a preço acessível e a exclusividade, trabalhada a base de escassez, atrai e forma grupos de usuários, fideliza e gera um boca a boca para o produtor daquele produto vendido através do modelo de assinatura. Não demora muito e quem se torna assinante já está comentando com todos e isso é fantástico. Gera um remarketing sem muito esforço. Além de recuperar o valor investido no marketing dos produtos um cliente sempre trará mais um e mais outro e assim por diante.

Cuidados a serem tomados com o serviço de assinatura

Se for do seu interesse aderir a esse tipo de abordagem é necessário uma série de cuidados e posso te ajudar com isso.

  • Deixe claro no começo como o produto funciona. Faça tudo de modo que o cliente entre fácil na sua proposta. Pense a principio em um valor fixo em longo prazo e só depois pense em aumento.
  • Conheça o perfil do usuário do seu produto, isso facilita no desenvolvimento das estratégias de venda e faz com que ele compre cada vez mais. Captar características ajuda na inovação daquilo que você está propondo, fique atento àquilo que os seus clientes estão pedindo, se for um curso, verifique se eles solicitarão aulas transcritas, mais material de apoio, dentre outros.
  • Deixe claro cada modalidade de plano oferecida, se for esse o caso.
  • E por último, mas não menos importante, é necessário verificar os assinantes inadimplentes e gerar estratégias para que o mesmo volte a consumir os produtos oferecidos e caso isso não funcione o melhor é cortá-lo de vez da lista de usuários que estão recebendo atualizações do conteúdo.

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